quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Empatia. Música em Paraty. Índio guarany.




Empatia
Faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.).

Capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.


Os empatas são dotados de uma superpotência que vai além de apenas “sentir mais profundamente”. Isso é apenas um subproduto do seu verdadeiro dom.
Eles veem através das mentiras e do fingimento. Se você acha que pode manipular a sua natureza, tenha em mente que eles sabem o que você está fazendo.
Os empatas podem nascer com uma capacidade elevada de sentir os sentimentos alheios, no entanto, este não é o seu verdadeiro dom.

Empatia é:
Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.
Os pais e professores e todo mundo deve compreender uma criança “vagabunda”, molenga, pode ser alergia.
Um aluno de 10 anos numa escola nem olhava para a lousa. Não copiava, era quieto, introvertido e zoado pelos colegas e reprimido pela professora. Alguém percebeu que poderia se a visão. Chamaram a Doutora Paula e fizeram a acuidade visual em todos os alunos. Uns que nem enxergavam direitos ganharam óculos contentes. O estudante que quieto aqui citado tinha problema de visão, é um ótimo aluno.
Tem crianças e adultos que são preguiçosos. Muitas pessoas sistematizadas os insultam, destratam por isso. Mas pode ser doença ou alergia ou alimentação errada.
Existe o espírito da gente e a conduta de vida conforme o alimento, o ar e a água.
Tem que serem os melhores possíveis.
O alimentos podem alterar a conduta de vida de uma pessoa.
A água também, se for boa, vida boa.
Tem humanos que têm alergia à soja, outros com margarina, com adoçantes, com dipirona, outros com leite, com levedo, amendoim, plantas. 
Tem muitas formas de alergia. Preguiça, coceira na pele, nariz entupido.
Muitos homens e mulheres respiram um perfume. Eles têm dor de cabeça, elas tem alergia no nariz que se entopem.
A dor de cabeça pode ser uma alergia. Sim metade das dores de cabeça é de uma manifestação alérgica, ou de mal funcionamento do estômago e fígado, que são indolores, do sistema nervoso autônomo, mas avisam e incomodam o cérebro que se irrita, se contrai e da dor de cabeça. Para isso é bom vomitar ou tomar remédio.
Para vomitar é bom tomar forçadamente um pouco de café frio, com ou sem seu pó, com sal, uma colher de sobremesa de sal, esperar 40 segundos, e se prepare, e enfiar o dedo na goela, vem uma enorme vontade vomita-se na hora.
Isso é muito importante para uma indigestão forte porque se comeu frutas, bagaços de laranja em demasia, pepino em demais, alimentos indigestos em demasia, ou para ingestão de venenos.
A indigestão física, por alimentos indigestos é muito perigosa.
A indigestão química também é perigosa, veneno.
Em ambos os casos vá até um Pronto Socorro ou vomite e tome analgésicos.

Numa mesma Família tem o estudioso, o mecânico, o pintor, o músico, o economista, o professor, o quieto, o introvertido e o extrovertido. A mão tem que entender, versa-lo bem e defende-lo.



                                    Sonho meu, pensa o Professor,
                               Música e poesia na calçada. Paraty,

[Psicologia] empatia é a Identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la.
Competência emocional para depreender o significado de um objeto, geralmente de um quadro, de uma pintura etc. Faculdade para idealizar ou traçar a personalidade de alguém, projetando-a num dado objeto, de maneira que tal objeto pareça estar indissociável desta. Sociologia. Compreensão do "Eu" social a partir de três recursos: enxergar-se de acordo com a opinião de outra pessoa; enxergar os outros de acordo com a opinião de outra pessoa; enxergar os outros de acordo com a opinião deles próprios.
O dom primário de um empata é a compreensão divina da psicologia humana!
Isso lhes dá a capacidade de saber quando alguém está fingindo, mentindo, ou simplesmente não são quem eles disseram que eram. Algumas pessoas boas têm intenções cruéis, e os empatas podem reconhecer isso.
A melhor maneira de explicar este fenômeno é: eles apenas sabem. É como se tivessem um outro par de olhos que podem ver as intenções. Eles sabem ler as pessoas, e não são facilmente enganados.
Sim, toda essa sensibilidade, às vezes, pode ser esmagadora, mas qualquer um se sentiria tão intenso, se vissem o quanto as pessoas fingem e mentem ao seu redor o tempo todo!
As pessoas não mentem para os outros, necessariamente, mas mentem para si mesmas. As pessoas complicam tanto suas vidas! E se o mundo estivesse ciente de como é falso, quanto sofrimento é criado por causa dessa farsa, todos sentiriam a mesma intensidade que os empatas sentem.
Empatia é compreender as emoções, suas de dos outros.
Seja empata consigo mesmo.
“Viver continuamente “calçando os sapatos dos outros” pode fazer com que nós criemos uma desconexão emocional com nós mesmos, o que pode nos custar muito caro. Por isso, é muito bom praticar e treinar a ação mental de nos colocarmos no lugar do outro, mas sem esquecer que a outra pessoa é que está naquela situação, sem cairmos permanentemente nela. Os primeiros que têm que cuidar de nós somos nós mesmos”.



                                    Paraty

Os empatas são detectores de mentira.
Quando alguém mente, eles desligam certos movimentos do corpo subconsciente, dando pistas desse comportamento. Se você é um tipo de parceiro que não consegue controlar suas mentiras, não fique com um empata. Em breve você vai desfrutar do sabor do seu próprio remédio.
Formas comuns de identificar um mentiroso é o seu movimento ocular e a intenção de convencê-lo. A fim de mentir eles têm que virar as costas para suas emoções. Isso cria um tipo de desarmonia que pessoas sensíveis podem perceber.
No entanto, se você é um empata você já sabe disso. Você apenas não sabe como explicar porque você sabe, você apenas sabe. É o sentimento mais proeminente que você já sentiu em seu instinto.
Os empatas sentem os sentimentos de outras pessoas muito mais do que eles gostariam. Por causa disso, eles sabem quando você está fingindo. Nem tente engana-los.
Não tente esconder suas intenções cruéis em torno de um empata, isso simplesmente não vai funcionar. É como usar um chapéu colorido. Eles têm um sentido, como a visão, que simplesmente vê as intenções, assim como as pessoas veriam o chapéu colorido.
Eles podem ver através de seu disfarce conivente. E, muitas vezes, não se aproximam também, porque eles também estão cientes de que você, obviamente, tem algum tipo de distorção mental.
Pessoas empatas podem sentir quando você está com ciúmes deles. Você pode esperar que isso os faça sentir mais carismáticos e confiantes, mas isso não é verdade. Os empatas podem saber quando você está com inveja deles por algum motivo, e eles, muitas vezes, demonstram humildade para fazer você se sentir mais confortável.
Um dos sentidos mais predominantes que um empata sente é o ódio. O ódio é uma emoção tão negativa que dá uma energia poderosa. Os empatas são afetados por este sentimento. Eles não ficarão feridos por causa do seu ódio, mas preferem não ter sua alma afetada por sua energia negativa.
Eles não perdem o sono por qualquer ódio, que muitas vezes faz com que as pessoas os odeiem ainda mais. Eles estão confortáveis com quem são e não esperam ser mais que ninguém.

Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia é uma "espécie de inteligência emocional" e pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva - relacionada com a capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva - relacionada com a habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.
Pesquisas indicam que a empatia tem uma resposta humana universal, comprovada fisiologicamente. Dessa forma pode ser tomada como causa do comportamento altruísta, uma vez que predispõe o indivíduo a tomar atitudes altruístas.
O que é altruísta? Beneficência.
Altruísmo é solidariedade.
Filantropia. Amor ao próximo.


                        Índia guaranys em Paraty

Os empatas sempre saberão quando você tem um preconceito oculto e eles, provavelmente, perderão interesse em você. Isso porque eles veem as pessoas através de todas as camadas e sabem quem realmente somos no fundo. Rótulos não significam nada para eles!
Pessoas empatas não estão interessadas em pessoas que são superficiais ou egocêntricas. Eles não respeitam as pessoas que deixam rótulos determinar como eles veem os demais.

 “Você está bem?”
“Sim, estou bem.”
“Não, você não está. Agora, conte-me tudo. “
Se você já teve essa conversa com um amigo, talvez ele seja uma empata. Os empáticos sabem quando você mente e também sabem quando você se sente mal. Ter um amigo que você possa conversar sobre as coisas é uma tremenda ajuda! Tire proveito das habilidades de cura do seu amigo e não minta para ele. Não tenha medo; eles querem ajudar.

Os empatas detestam conversa fiada. Não elogie falsamente um empata para ganhar seu afeto. Eles odeiam isso e sabem o que você está tentando fazer.
A habilidade mais poderosa de um empata é decifrar as ações e as intenções das pessoas. Eles percebem as camadas de sua psicologia, que nem você está ciente. Então, seja honesto com eles. É mais fácil!

Se você tem um amigo empata e eles estão lhe dando avisos sobre os que você anda aprontando, é melhor ouvir.
Eles são bons em prever um comportamento destrutivo em potencial. Eles conhecem o seu raciocínio subconsciente, e sabem o que pode resultar disso; e eles vão te dizer se vale ou não a pena. Então, é melhor reavaliar seriamente suas intenções.
Eles sabem que você está tentando ser o que não é.
Os empatas têm a capacidade de ver o interior da pessoa. Eles apreciam suas qualidades e seus defeitos! Não há nada mais atrativo para um empático do que alguém que é verdadeiro consigo mesmo.
Seja confiante em sua própria pele e não tente ser alguém que você não é. Especialmente na frente de um empata. Eles se apaixonam pela congruência porque sabem como isso é raro no mundo. Pessoas congruentes são como uma lufada de ar fresco para eles.
Você se lembra de quando era criança e queria alguma coisa, então, você agraciava seus pais para conseguir o que queria.
Não faça isso com um empata. É mais provável obter o que você quer dizendo logo de uma vez, em vez de tentar parecer merecedor. Eles vão deixá-lo fazer o seu jogo, vão circular em torno de você, até que você fique cansado de brincar. É engraçado para eles verem até onde você vai.    
“Uma atitude altruísta consiste em um comportamento de ajuda a companheiros que se encontram em perigo. O altruísmo não é uma característica exclusiva do ser humano, pode também ser encontrada nos animais, especialmente nos mais evoluídos. O altruísmo já foi verificado em aves (corvos, por exemplo) e em mamíferos. Um exemplo de um animal altruísta é o golfinho, que ajuda um companheiro ferido a se manter boiando, e o alimentam e protegem de ataque de predadores (como tubarões)”.

“O antônimo de altruísta é egoísta, e uma pessoa que não é altruísta é egocêntrica, ou seja, pensa sempre em primeiro lugar nos seus próprios interesses e nunca no dos outros”.
“O termo altruísmo foi criado por A. Comte para designar uma atitude solidária oposta ao egoísmo. É parecido com o amor ao próximo abordado pelo cristianismo, mas se distingue dele porque não está baseado no sobrenatural. O filósofo alemão Ludwig Feuerbach também defendeu esse conceito, apesar de não usar a palavra altruísmo de modo literal”.
- Tá, é científico? O altruísmo não está baseado no sobrenatural
 Tá bom, claro que é? Ou vai dizer que ajudar alguém é natural.
Então, aí volta as ideias de tudo ou nada é por acaso.
Sei, A Natureza não tem ciência. Portanto ela é sobre natural.
Sonhar é a maior prova da existência do mundo espiritual e atemporal, pois sonhamos com o futuro. E mais, o sonho existe, mas ninguém prova que ele existe, exemplo, você sonhou com uma estrada e um carro, prove pra mim que você sonhou isso.    
O sonho é sobrenatural. A ciência não o explica.
 
Há diversidade.
A chuva, tá chovendo, é sobre natural.
Não tem explicação científica para a chuva. “Água que condensa do vapor na atmosfera?
Haja vapor. Uma chuva de meia hora chove muito mais água que todas as nuvens ao seu redor.
Muita água, chuva, para pouco vapor, os meteoro logistas sabem disso.
Meteorologia é qualquer fenômeno atmosférico, qualquer coisa que acontece no ar e no Céu terrestre que nem se explica.
A chuva, os raios, os meteoros, as estrelas cadentes, o arco-íris,
o nevoeiro, as auroras, a luz zodiacal, são meteoros.
A Luz.
 O Arco íris? Diz que tem explicação, a reflexão dos raios em milhões de gotinhas de água, na água, num prisma, num meio transparente, faz a divisão das frequências da Luz em feixes coloridos, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Anil e violetas são muitos próximos, numa frequência bem alta.
Mas a Luz e sua origem é inexplicável.
A luz tem sete cores, e muito mais em suas combinações de cores e frequência.
Para termos as cores aqui na terra a luz tem que ser branca e assim encontra os elétrons das superfícies dos objetos e as frequências desses elétrons, de suas moléculas, elementos, e mexe com esses elétrons e eles pulam para dentro, ou para fora, ao saltar emitem um quanto , uma faísca de luz e a gente vê a Luz.
Isso com Luz, onda, contínua, com nonapentatilhões de elétrons, vemos as cores do ambiente.
Tem a luz branca, com todas as cores, e a superfície, cujos elétrons darão a cor branca na superfície de um objeto.
A ausência de luz dá o negro. A ausência de todas as cores dá o preto.
Todas as cores juntas dá o branco.
A Luz pode ser colorida.
Então tem superfície com elementos e moléculas que seguram todas as cores.
Tem moléculas cuja vibrações de seus elétrons, cujos elétrons, seguram todas as cores de uma luz branca? Deve ter.
E tem uma luz azul que bate numa superfície e reflete luz verde.
A cor de uma substância depende da vibração da onda luz
e da vibração dos elétrons dessa substância.
A Luz cientificamente a inda não tem explicação.
A onda Luz vem com todas as frequências?
Veremos. No pôr do sol vem mais infra vermelho, mas é a atmosfera que deixa passar mais infra vermelho.
Dizem que a onda ultra violeta passa mais quando o sol tá mais incidente. Parece que é verdade.
Mas então o infra vermelho passaria mais na maior incidência do sol.
Mas, não, passa mais no entardecer. De manhã não tem infra vermelho.
Então não é a composição da atmosfera que deixa ou não passar o raio infra vermelho.
É algo mais.
A Luz ainda é inexplicável.
No Gênesis, princípio, era o verbo, onda.
“Faça-se a Luz”, a primeira coisa a ser feita.
A ciência diz que a primeira que foi feita é a Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário